domingo, 21 de setembro de 2008

[IHM] - Metáforas

1 -Metáforas nos ajudam a construir o que?
R: Metáforas nos ajudam a construir Modelos Mentais.

2- Metáforas podem representar os nossos modelos mentais (MMs)? Como?
R: Os modemos mentais representamd sobre o artefato ao qual interagimos, onde permitimos um conhecimento de objeto concreto, familiar e experiências anteriores para dar-nos estrutura a conceito mais abstratos.

3 - Como Lakoff e Johnson(1980) descrevem metáforas?
R: Lakoff e Johnson descrevem como entendimento e experimentação de uma coisa em termos de outra.

4 -Erickson(1990) define metáfora como?
R: Erickson define metáfora como um emaranhado invisível de termos e associações que é subjacente ä maneira como falamos e pensamentos sobre um conceito.

5 - Cite exemplos de metáforas na nossa linguagem cotidiana.
R: Exemplo: “dinheiro”, por exemplo, o “tempo”: gastamos, perdemos, economizamos, roubamos de alguém.

6 - Como Bruner(1960) considera as metáforas? Explique.
R: Bruner condeira as metáforas um mecanismo de sustentação para o aprendizado, pois possibilita que as informações previamente aprendidas torne-se aplicáveis as novas situações.
7 - Como foi a evolução do foco no uso das metáforas? Explique.
R: A evolução foi evoloida na motivação inical como facilitadora do aprendizado para incluir a facilidade de uso.

8 - Até que ponto e como as metáforas ajudam o usuário a interagir com sistemas computacionais?
R.: Pessoas usando o processador de texto pela primeira vez vêem similaridade com a máquina de escrever – ambos têm elementos em comum: um teclado, barra de espaço, tecla de retorno. Ambos têm, também, relações em comum: somente um caractere pode ser teclado por vez, ao pressionar-se uma tecla, o caractere correspondente aparece em um meio visível, etc.

9 -Explique a diferença entre metáfora verbal e metáfora virtual.
A diferença entre metáfora verbal e metáfora virtual é que a "Metáfora Verbal" convida o usuário a "perceber" as similaridades e diferenças entre o sistema e o domínio familiar, e a "Metáfora Virtual" é parte da interface, e combina o sistema e o domínio familiar em uma nova entidade. Através de metáforas virtuais o usuário é levado a desenvolver um MM mais próximo do mundo metafórico – MM funcional e não um modelo do sistema subjacente.

10 - Cite um exemplo de interfaces que sugerem o MM incorreto. Explique.
R: Eliminar arquivos e documentos, a lixeira é uma metáfora intuitiva.

11 - Qual o importante papel que as metáforas exercem?
R: O importante papel que as metáforas exercem é possibilitar que o usuário construa MMs de forma a tornar os sistemas mais fáceis de usar, os designers precisam de métodos sistemáticos que as incorporem ao design.

12 - O que Erickson propõe em termos de etapas do processo para que esse papel de uma nova metáfora se cumpra?
R.: Erickson propõe o uso de metáforas em design através de um processo baseado nas seguintes etapas: (1) entender a funcionalidade do sistema a ser criado; (2) como nenhuma metáfora consegue modelar todos os aspectos da funcionalidade de um sistema, deve-se identificar as partes mais difíceis para o usuário; (3) metáforas que “suportem” o modelo requerido, devem ser geradas e avaliadas.

13 - Mencione as fases e suas respectivas guidelines, sugeridas por Madsen para o design baseado em metáforas.
R: As etapas são as seguintes:
Fase (1) – geração de metáforas:Observar como os usuários entendem seus sistemas computacionais.Construir sobre metáforas já existentes.Usar artefatos predecessores como metáforas.Notar metáforas já implícitas na descrição do problema.Procurar eventos do mundo real que exibam aspectos chave.
Fase (2) - avaliação de metáforas candidatas ao design:Escolher uma metáfora com uma estrutura rica.Avaliar a aplicabilidade da estrutura.Escolher uma metáfora adequada à audiência.Escolher metáforas com significado literal bem entendido.Escolher metáforas com uma distância conceitual entre a fonte e o significado metafórico.Ter pelo menos um conceito como "ponte" entre o significado literal e o metafórico.Não necessariamente incorporar a metáfora no design final.
Fase (3) - desenvolvimento do sistema propriamente dito:Elaborar o conceito principal.Procurar novos significados para o conceito.Reestruturar a nova percepção da realidade.Elaborar suposições tornando explícito o que a metáfora esconde e o que ela salienta.Contar a estória da metáfora, falando do domínio alvo como se ele fosse o domínio fonte.Identificar as partes não usadas da metáfora.Gerar situações de conflitos.

14- Na pesquisa mais recente, como as metáforas são concebidas?
R:São concebidas como mapeamentos entre domínios que possibilitam ao usuário usar conhecimento e experiências específicos de um domínio familiar, para entender e se comportar em situações que são novas. Nesse processo, além do uso de representações emprestadas de domínio familiar, vários autores sugerem que a concepção do design baseado em metáforas devaincorporar também o contexto de uso de tais representações, resultando em influências maiores no design de sistemas.

15: Explique como é usada a metáfora do tiro ao alvo no Jogo do Alvo.
R: É usada como metáfora para visualização de conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP). A disposição dos tiros no alvo representa visualmente a distribuição de medidas de determinada peça, em relação a um valor nominal almejado (o centro do alvo). O alvo é uma metáfora já implícita na descrição do problema, uma vez que o objetivo no processo de manufatura é conseguir produzir peças cuja medida seja o mais próxima possível do valor nominal (o centro). Além de possuir um significado literal bem entendido, a estrutura da metáfora serve para representar condições de estabilidade do processo, pela distribuição dos tiros no alvo.
Valéria C. Teixeira

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